| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

O Pão
Desde: 13/05/2002      Publicadas: 148      Atualização: 07/07/2004

Capa |  AGENDA  |  HEPATITES VIRAIS  |  LEGISLAÇÃO  |  PREVENÇÃO  |  TRANSPLANTE  |  TRATAMENTO


 HEPATITES VIRAIS

  26/04/2004
  0 comentário(s)


I Encontro Multidisciplinar de apoio aos portadores da Hepatite C

No ultimo dia 24, foi realizado em São Manoel-SP, o I Encontro Multidisciplinar de apoio aos portadores da Hepatite C, organizado pela ONG C tem que saber C tem que Curar, que reuniu cêrca de 300 pessoas, entre elas representantes de mais de 35 municípios da região.

Nova pagina 1
Santos, 26 de Abril de 2004.

 
Nosso Site http://www.grupoesperanca.org.br
Nosso Email

grupoesperanca@hotmail.com

     Cnpj 03 966 089/0001-33   Utilidade Pública Municipal Lei 2096/03

 

No ultimo dia 24, foi realizado em São Manoel-SP, o I Encontro Multidisciplinar de apoio aos portadores da Hepatite C, organizado pela ONG C tem que saber C tem que Curar, que reuniu cêrca de 300 pessoas, entre elas representantes de mais de 35 municípios da região.

O evento pode ser considerado um marco na divulgação da Hepatite C no interior do Estado, pois além  do apoio da prefeitura de São Manoel, quando o próprio prefeito e vice  participaram de corpo presente no encontro, as tres esferas da saúde foram reunidas através dos gestores da áreas de hepatites, como a Dra Gerusa Figueiredo, do Programa Nacional de Hepatites Virais, o Dr. Carlos Magno Fortaleza do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, que na oportunidade apresentou a Dra Alice Tiago de Souza, sanitarista com comprovada experiência administrativa e que como diretora do CVE, assume a responsabilidade pelo Programa Estadual de Hepatites, em substituição ao Dr. Rodrigo Angerami, que foi para a o polo de Campinas.

Ao final do evento, foi notório que houve a recompensa pelo esforço dispendido pelo Francisco Martucci, presidente da ONG, como de todos os demais integrantes, diretores e colaboradores, pois as palestras, abordando temas diferenciados e completando uma às outras enriqueceram os conhecimentos dos participantes, de uma forma que contemplou satisfatóriamente tanto os técnicos como os leigos. É pertinente ressaltar que a ONG C tem que Saber C tem que Curar foi criada há poucos meses, fato que mostra a abnegação e competência de seus integrantes.

Além da Dra Gerusa e do Dr. Carlos Fortaleza, que  explanaram as ações e metas de suas esferas gestoras, o que aliás, tornam-se uma ferramenta muito útil para o acompanhamento e controle da sociedade civil, médicos renomados da especialidade como Roberto Focaccia, Fernando Gonçales, Giovanni Silva (que atua na região), apresentaram aspectos epidemiológicos, consensos terapêuticos e outras abordagens da Hepatite C, que esclareceram e ou reciclaram conhecimentos importantes sobre a patologia. Pode-se exemplificar como novidade, a explanação do Dr. Focacia, sobre os estudos que estão aguardando liberação de comitês de ética em pesquisa para se iniciarem, na utilização do esquema de  celula-tronco àqueles que necessitam de uma melhora histológica, devido as graves formas evolutivas que sofreram no fígado, devido a ação do VHC.

A notícia oficial dada pelo Dr. Carlos Fortaleza, de que o Hospital Estadual Guilherme Álvaro, que atende nove municípios da região, estará a curto prazo, realizando a biologia molecular, trará soluções definitivas para a questão laboratorial da Baixada Santista, e um passo importante para que alcancemos uma reivindicação antiga, que é o efetivo funcionamento do referido órgão como um verdadeiro Centro de Referência em Hepatites Virais, fazendo juz à identificação que detém de nivel assistencial III.

O Dr. Milton Flávio, superintendente do Iamspe, demonstrou como é possível humanizar o atendimento dos órgãos de saúde, sem necessidade de investimentos financeiros, baseados então na sensibilidade de funcionários em realizar da melhor forma suas atribuições no atendimento ao ser humano, bem como no auxílio de voluntários.

Completando as apresentações, os representantes das ONGs HCVida-Capital, Regina Lancelotti, Grupo Otimismo-RJ, Carlos Varaldo e Grupo Esperança-Santos, Jeová Fragoso, expuseram sobre a questão humana e psicologica, a luta social, e o fluxo ideal para a Assistência à Hepatite C na ótica do portador, ratificando a importância dos grupos de apoio em todo o processo para a busca de uma assistência adequada e digna aos portadores dessa complexa e incidente enfermidade.

Jeová Pessin Fragoso




  Mais notícias da seção EVENTO no caderno HEPATITES VIRAIS
06/05/2004 - EVENTO - Evento internacional discute hepatites no Recife.
Qui, 06 Mai - 07h57 - Agência JB - Para discutir o tema, será realizado, hoje e amanhã, o VIII Workshop Internacional de Hepatites Virais de Pernambuco, em Recife. A abertura contará com a presença do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que, na ocasião, representará o ministro da Saúde, Humberto Costa. Participarão do evento, especia...
09/04/2004 - EVENTO - RELATÓRIO DO GRUPO ESPERANÇA NO I FÓRUM DE GESTORES DO PNHV.
O Grupo Esperança apresenta às ONG's e aos portadores seu relatório de participação no I Encontro Nacional de Gestores das Hepatites Virais, realizado em Brasília nos dias 6 e 7 de abril. Parabenizamos a equipe do PNHV pela organização do Forum e ao Presidente do Grupo Esperança Jeová Pessin Fragoso em compartilhar conosco suas informações....
08/04/2004 - EVENTO - FORUM EM BRASILIA REUNE GESTORES DE TODO O PAÍS
De Brasília - 07 abril - Nos dias 06 e 07 de abril, o Ministério da Saúde, reuniu os representantes das Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país, incluindo alguns grandes municípios, a fim de padronizar ações de prevenção e ampliar a assistência aos portadores de hepatites virais, com ênfase para a do tipo C, que hoje é uma enfermidade das mai...
07/04/2004 - EVENTO - Programa Nacional de Hepatites Virais é tema de fórum
quarta-feira, 7 de abril de 2004 - O objetivo é o de discutir metas e ações do Programa de Nacional Hepatites Virais (PNHV)....
06/04/2004 - EVENTO - I Encontro Nacional de Gestores das Hepatites Virais
Dias 6 e 7 de abril 2004 - Brasília...



Capa |  AGENDA  |  HEPATITES VIRAIS  |  LEGISLAÇÃO  |  PREVENÇÃO  |  TRANSPLANTE  |  TRATAMENTO