| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

O Pão
Desde: 13/05/2002      Publicadas: 148      Atualização: 07/07/2004

Capa |  AGENDA  |  HEPATITES VIRAIS  |  LEGISLAÇÃO  |  PREVENÇÃO  |  TRANSPLANTE  |  TRATAMENTO


 TRATAMENTO

  18/05/2004
  0 comentário(s)


Vírus inofensivo prolonga a vida de soropositivos.

04/03/2004 - 10h49 - da Folha Online - A infecção prolongada por um vírus inofensivo está relacionada ao aumento da longevidade entre homens contaminados pelo vírus da Aids.

Pesquisadores norte-americanos descobriram que os homens soropositivos contaminados também pelo GBV-C --vírus causador da hepatite G-- por pelo menos cinco anos apresentaram uma mortalidade menor do que os portadores do vírus da Aids sem GBV-C.

O estudo patrocinado pelo Niaid (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, na sigla em inglês) foi publicado na edição de hoje do "The New England Journal of Medicine".

"Nós encontramos fortes evidências de que os soropositivos que tiveram infecção persistente pelo GBV-C apresentaram maior longevidade do que aqueles sem o vírus", afirmou Jack Stapleton, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

O grupo de pesquisadores chefiados por Carolyn Williams, da divisão de Aids do Niaid, coletou amostras preservadas do sangue de 271 pessoas que fizeram parte de um programa de estudos sobre homens que fazem sexo com outros homens.

Cada participante teve duas amostras de sangue coletadas: uma em até 18 meses após a contaminação pelo HIV e a segunda depois de cinco anos. As amostras são de antes de 1996, quando as terapias antiretrovirais ainda não estavam disponíveis.

Os homens que apresentaram o vírus GBV-C nas duas amostras, sobreviveram por mais tempo --75% deles estavam vivos após 11 anos.

Os homens que tinham GBV-C em sua primeira amostra de sangue, mas não na segunda, apresentaram o maior risco de morte. Apenas 16% deles ainda estavam vivos.

Entre os homens que não tinham o GBV-C em nenhuma amostra do sangue, apenas 39% sobreviveram por 11 anos.

Os pesquisadores ainda não sabem qual a relação entre a infecção por GBV-C e a maior longevidade dos soropositivos, mas acreditam que o vírus da hepatite G inibe o crescimento do HIV em células humanas. A descoberta pode abrir caminho para novas terapias de combate à Aids.



  Mais notícias da seção DST AIDS HEPATITES B e C no caderno TRATAMENTO
19/05/2004 - DST AIDS HEPATITES B e C - Mulheres vivendo com o HIV denunciaram a falta de kits para testes de hepatites virais em quase todas as regiões do país.
MINISTÉRIO DA SAÚDE - SECRETARIA DE POLÍTICAS DE SAÚDE - COORDENAÇÃO NACIONAL DE DST E AIDS - 19/05/04 - Transmissão Vertical - João Pessoa pede "compromisso e ética" na luta contra a aids. Terminou hoje, em João Pessoa, o I Congresso Brasileiro de Transmissão Vertical do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). ...
16/05/2004 - DST AIDS HEPATITES B e C - Pessoas com AIDS podem se curar de hepatite C, diz estudo.
Atualizado às: 13 de março, 2004 - 11h41 GMT (08h41 Brasília) - Denize Bacoccina - De São Paulo - Temía-se que remédios para hepatite C interferissem com tratamento para a Aids Um estudo mundial com pacientes com os vírus da Aids e da hepatite C mostra que a hepatite C pode ser curada em 40% dos casos com o uso dos mesmos remédios utilizados em p...
02/05/2004 - DST AIDS HEPATITES B e C - Infecção por hepatite G pode ajudar portadores de HIV, diz estudo.
04 de março, 2004 - 14h57 GMT (11h57 Brasília) - Ser infectado por um tipo de hepatite pode ajudar os portadores do vírus HIV a viverem por mais tempo, segundo estudo feito nos Estados Unidos. ...
02/05/2004 - DST AIDS HEPATITES B e C - Pessoas com AIDS podem se curar de hepatite C, diz estudo.
13 de março, 2004 - 11h41 GMT - Denize Bacoccina De São Paulo - Um estudo mundial com pacientes com os vírus da Aids e da hepatite C mostra que a hepatite C pode ser curada em 40% dos casos com o uso dos mesmos remédios utilizados em pacientes que não têm Aids. ...
06/04/2004 - DST AIDS HEPATITES B e C - Acordo multilateral prevê distribuição de remédios baratos contra a Aids
06/04/2004 - 15h34 - Os preços reduzidos já estão em vigor em 16 países do Caribe e da África, participando cinco fabricantes de remédios genéricos (as companhias indianas Ranbaxy, Hetero Drugs, Cipla e Matrix e a sul-africana Pharmacare Holdings). Os preços dos exames também serão reduzidos por outras cinco empresas (Bayer, bioMérieux, Roche, Beck...
13/03/2004 - DST AIDS HEPATITES B e C - Pessoas com AIDS podem se curar de hepatite C, diz estudo
Denize Bacoccina de São Paulo em 13 de março, 2004 - Temía-se que remédios para hepatite C interferissem com tratamento para a Aids...



Capa |  AGENDA  |  HEPATITES VIRAIS  |  LEGISLAÇÃO  |  PREVENÇÃO  |  TRANSPLANTE  |  TRATAMENTO